O universo das bonecas de papel parte 1

Desde criança eu desenho bonecas de papel de trocar, gosto muito das possibilidades que o brincar de trocar roupinha me permite ser.
Em 2015 eu retomei a esse fazer da infância com o Lolita paper doll.
A ideia de recriar bonecas de papel surgiu pois amava o estilo japonês Lolita e dentro desse estilo há várias formas de poder ser. E como ter as roupas não era algo acessível pra mim eu precisava manifestar isso em algum lugar, então resolvi criar o Lolita Paper Doll.
Eu passava dias e dias fazendo isso então eu tenho muita coisa aqui em casa.

Explicando um pouco o estilo Lolita.
O estilo Lolita teve sua primeira semente plantadas entre as décadas de 70 e 80 e se popularizou e ganhou mais forma no Japão lá pela década de 90. O estilo meio que se resume em se vestir como uma boneca de porcelana com forte inspiração do rococó, com muitos babados, anáguas, sombrinhas, bolsas e acessórios de cabelo, e na moda japonesa kawaii com adereços fofos.
Tem todo um ar de doçura e jovialidade.
Hoje em dia não sei afirmar se o estilo é tão popular como foi nos anos 2000, mas eu ainda adoro!
O que eu amo nesse estilo é que dentro dele há vários sub-estilos, que seria pegar as características marcantes do se vestir como Lolita + determinado estilo já existente, como por exemplo o gothic lolita, que mistura o estilo gótico e o lolita; o country lolita que mistura a moda mais do campo, rural com o lolita; o hime lolita que mistura o se vestir como uma princesa + lolita.
E até mesmo alguns menos óbvios como o sailor lolita, que mistura a moda marinheiro e o lolita, e o wa lolita que usa de recortes de kimonos ou peças tradicionais japonesas + o estilo lolita.

Para fazer as bonecas eu pesquisava esses sub-estilos e todo acessório e peça que o compunha e criava os looks.
Sweet Lolita

Hime Lolita 

Country Lolita 

Wa Lolita

Steampunk Lolita

Sailor Lolita

Gothic Lolita 


Shiro Lolita 

Classic Lolita 


Casual Lolita 

Ouji Lolita 

Twins

Alguns que me dei a liberdade de criação.
Meio Decora Lolita.













Na época eu cheguei a criar uma página onde a ideia era vender as bonecas de acordo ao estilo que o cliente queria e  foi um flop. As pessoas ao redor simplesmente não se importaram (kkkk rindo de nervoso).
Foi nesse momento que eu descobri que as questões de arte tocam em cada um diferente e a desvalorização que a arte tem.
Mas ainda assim eu não desisti de fazer as bonecas, pois de certa forma desenha-las era uma forma de expressão pra mim para além de tudo.
Aque em baixo estão algumas bonecas que eu cheguei a enviar para as meninas que se vestiam de lolita e eu acompanhava na época.
(As meninas que tinham esse estilo e que eu seguia no blog começaram a migrar para o insta, e para ganhar visualizações eu enviei algumas bonecas para umas duas que eu acompanhava para elas ajudarem na divulgação.)

Os "logos" que inventei na época.
Lindos hahaha
A boneca que criei, era tipo eu haha
Chique.

Os vestidos.
Os vestidos são pequenos, eles devem medir uns 10 cm aproximadamente.
Eu contornava com caneta nanquim e depois pintava com tinta, lápis de cor, e o que a imaginação permitisse.


Os acessórios.

Os cabelos.

Processo de criação, ano de 2015.
Tudo era pequeno e detalhado, hoje eu sinto  que meu desenho expandiu um pouco mais de tamanho.
Fotos com melhor qualidade.

Tem duas fotos no post com o mesmo look, pois as com fundo branco eu tirei recentemente e as de fundo estampado eu tirei em 2015.
Nessa época eu fiz também um carinha que trocava de roupa, uma garota com moda casual, uma boneca macabra de halloween e uma boneca inspirada no filme da Maria Antonieta com a  Kirsten Dunst, mas irei postar nos próximos posts.
E é isso por hoje
Logo mais eu volto
Valerie and her week of wonders

Comentários