Revista Seleções

 Segundo o site UPF Universidade de Passo Fundo a revista Seleções foi lançada em 1922 nos EUA e veio para o Brasil em 1942.

A revista tem como conteúdo reportagens, artigos, comerciais e até um toque de "humor", com um linguajar bem característico dos anos em que foi lançada. 

Eu entrei numa ideia de querer colecionar coisas antigas, nisso numa ida ao Sebo do Baú de Bauru encontrei numa prateleira do canto várias revistas Seleções antigas, desde a década de 40 aos anos 2000.

E eu achei muito da hora ter papéis (um material tão frágil) que resistiu a esses anos todos, então garimpei algumas.

Tudo o que consumimos tem o viés ideológico daquele que o produz, e claro que não seria diferente com as revistas e ainda mais contando o fato da época que elas foram produzidas. Por isso não consumo esses livros didáticos e revistas antigas pelo discurso que pregam necessariamente, meu foco é adquirir essas publicações pelas figuras e ilustrações.

Acho bonito a estética vintage, e ver as propagandas desenhadas tão lindas e as fotografias com a moda da época me inspira.

Segue a imagem das revistas.
(Clique na imagem pra ela aumentar)



Janeiro de 1943



Outubro de 1945






Maço de 1955



Ué?


"Cútis"

Fevereiro de 1953


Isso é BIZARRO!



Propaganda de incentivo a traição? Ué.



Propagandas de pijamas e bebidas geralmente são homens.
Eletro domésticos e cuidado pessoal estético geralmente são mulheres.
(??????)

Outubro de 1959





Parece uma Chiquititas.




Janeiro de 1961



Parece que até dá pra sentir o cheirinho.





Bem atemporal a roupitcha dessa.

Abril de 1963


Ué, será que isso é bom?





Dezembro de 1970
Anjos Drag de cílios azul.





Xeretinha




Apesar de gostar da estética das propagandas muitas tem o conteúdo bizarro. Machista, sexista e atravessados, coisa que vejo hoje e penso "Apesar dos pesares que bom que vivo nessa época", onde costumes que fazem mal ao outro e a si são questionados e transformados em melhores espaços de convívio (ou pelo menos tentamos né).
E é isso por hoje

1001 Nights (1998)


Comentários